A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou no fim de semana a Unidade Básica de Saúde do Bairro Jatobá. O evento aconteceu no sábado, 29 de junho, às 10:00hs. A unidade presta relevante homenagem ao vereador Adelson do Hospital que faleceu no dia 15 de junho em decorrência de complicações de uma pneumonia. A Unidade recebeu o nome de  Centro de Saúde da Família Adelson dos Reis Matias, e fica no Bairro Jatobá.

À solenidade de inauguração estiveram presentes familiares do homenageado, representantes do poder público e personalidades que se emocionaram com as homenagens feitas a Adelson. Entre elas destacamos o Prefeito de Pouso Alegre e a primeira dama do município Rafael e Ana Simões, o deputado Federal e Estadual Bilac Pinto e Dr. Paulo Valdir, O presidente da Câmara Oliveira Altair e outros vereadores entre eles o Dionísio Pereira que assumiu na Câmara a vaga deixada por Adelson.

A unidade de saúde, foi construída com recursos do Programa Requalifica UBS,  além de contrapartida da Prefeitura, ela atenderá aos bairros Jatobá, Jacarandá e Bela Vista. O CSF do Jatobá ocupa área de 474 m2 e recebeu investimentos de R$1,5 milhão, recursos do governo federal através do Programa Requalifica UBS e complementados com contrapartida da Prefeitura de Pouso Alegre.  A obra foi iniciada em 2014, porém paralisada por falta de pagamento à empreiteira em 2016 com apenas 50% de área construída. Em 2017 foi retomada pelo atual governo municipal, que realizou nova licitação e a concluiu.

A construção do posto de saúde foi uma retomada de uma obra abandonada pela administração passada que tinha fins eleitoreiros. Com dois anos e meio a administração Rafael Simões deixa a pronta, sendo uma das mais completas, obra que era aguardada pelos moradores do bairro há mais de cinco anos. Um sonho que finalmente se tornou realidade, definiu um dos moradores do Bairro Luiz Carlos Castilho.

Os usuários agora contarão com atendimentos médico, odontológico, enfermagem, imunização (vacinas) e uma equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). A população do Jatobá e bairros adjacentes contarão com uma ação de saúde, das 08:00 às 12:00hs, que terá na programação: aferição de pressão arterial e glicemia capilar, realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C), coleta de material citopatológico (Papanicolau), orientações de combate ao Aedes Aegypti.

A inauguração, prestou justa homenagem ao enfermeiro e vereador Adelson (homenageado com o nome na unidade de saúde) e contou com atividades de entretenimento para crianças e adultos. O ex-vereador e enfermeiro falecido no mês de junho teve marcante atuação no município, como parlamentar e profissional da saúde.  O Centro de Saúde da Família Adelson dos Reis Matias fica na Avenida Gil Teixeira, nº 660/Bairro Jatobá.

O jornal da cidade esteve presente ao evento de inauguração e colheu alguns depoimentos deste momento de alegria para os moradores e ao mesmo tempo de saudade e emoção aos familiares e amigos que ali compareceram para prestigiar o evento. Mais uma meta alcançada pela administração municipal Rafael Simões e sua equipe.

Reportagem: Neilo Machado – Produção e Imagens: Anderson Campos

Comentários

Publicidade