Uma estátua gigante de Nossa Senhora Aparecida vai ser instalada em Aparecida (SP), cidade que abriga o Santuário Nacional, maior templo católico do Brasil. O monumento, com 50 metros de altura, irá compor um parque temático dedicado à padroeira, ainda em obras, e será maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura.

O novo cartão-postal de Aparecida, segundo o projeto, poderá ser visto da Dutra, vai ser instalada, até dezembro, a três quilômetros da basílica que guarda a imagem de Nossa Senhora. A cidade, conhecida como “Capital da Fé”, recebe 12 milhões de devotos por ano.

O artista Gilmar Pinna, idealizador do projeto, diz que o trabalho é um presente dele para os devotos da santa. A estátua gigante da santa começou a ser confeccionada no último mês de janeiro, para celebrar os 300 anos do encontro da imagem por pescadores no rio Paraíba do Sul. “A nova escultura foi toda feita em aço inoxidável, que é um material que dura muito tempo. Posso dizer que, como devoto, sou privilegiado por poder fazer desse trabalho”, comenta Pinna, feliz, porque não está cobrando para fazer o monumento.

A estátua, que ficará no centro de um mapa do Brasil, foi bancada por parceiros amigos do artista. Pinna é também autor de outros cinco monumentos, recém-instalados, em Aparecida. Eles recontam os milagres da santa.

Parque temático

O parque dedicado à devoção em Aparecida terá 130 mil metros quadrados, com capacidade para cerca de dois mil veículos. A expectativa é que as obras no local, em fase de terraplanagem, fiquem prontas em dois anos. A estátua vai ser o principal ponto turístico do complexo.

De acordo com a Prefeitura de Aparecida, o monumento deve ser montado bem antes da conclusão do parque – a expectativa é que em dezembro esteja pronto. Ainda segundo a prefeitura, dentro da estátua será colocado um elevador panorâmico, com vista para a basílica. Esse monumento que a cidade está ganhando é o ponto de partida do parque municipal, que vai impulsionar ainda mais o turismo no município. O principal ponto atrativo com certeza é a imagem de Nossa Senhora Aparecida dentro do mapa do Brasil, mas haverá restaurantes e uma área verde. Para entrar, a ideia é que o morador não pague nada, já para o turista terá uma taxa, para manutenção do parque”, afirmou o secretário de administração da cidade, Domingos Monteiro. O valor não foi definido ainda e a expectativa é grande e tem o aval de todo o clero do município.

 

Comentários

Publicidade