Inútil negar a influência do patriarcado na construção e evolução social humana, impactando diretamente a imagem feminina e seu papel social, familiar e profissional. Como resultado dessa influência, inúmeras agressões a figura feminina ganharam espaço para surgirem e crescerem, promovendo uma cisão entre os dois gêneros. O Estado não pode se eximir do dever de proteger e promover uma maior igualdade entre gêneros. Inúmeras medidas de reeducação, mudanças legislativas e discussões foram realizadas e promovidas com o intuito de se chegar a uma solução. “As mulheres precisam ser mais solidarias! Nossa união favorece nossos direitos!” desabafa a TVJC a Reverenda Mériglei Simim que visitou Pouso Alegre este final de ano e concedeu uma entrevista falando sobre a mulher celebrando uma missa em grupo na casa de amigos que já abraçaram a nova igreja e tem se esforçado pelo seu crescimento na cidade.

Acompanhados pela Reverenda. Meriglei Simin, estiveram nesta oportunidade em intercâmbio a Minas Gerais, em Pouso Alegre, Sul de Minas o casal Moraes e Ana onde, através de passeios e momentos de reflexão, partilha e oração, tiveram o compromisso de celebrar junto a comunidade enquanto grupo, na busca constante por suas missões.

Neste final de ano, tivemos a grata satisfação de receber em nossa Paróquia a Reverenda Meriglei Borges Simim que nos concedeu uma entrevista. Pároca da Paróquia São João Batista de Nova Lima/MG. Acompanharam a Reverenda o casal Moraes e Ana o que nos deixou muito felizes por suas participações na santa missa por ela realizada a qual mostramos os melhores momentos.

Peregrinações

Na sexta feira a Reverenda Meriglei Simim celebrou na Comunidade São Miguel e Todos os Anjos de Pouso Alegre/MG, no sábado celebrou na Capela Nossa Senhora de Walsingham em Andradas/MG e no domingo de manhã celebrou na Sede da Paróquia dos Santos Mártires no Bairro Bocaina/MG e logo após participou de um almoço comunitário.

A igreja Anglicana de Nova Lima

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, está presente em Nova Lima, desde 1834. O atual templo em estilo normando é de 1911. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) é 19ª Província da Comunhão Anglicana, única no Brasil em comunhão com o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, que é referência máxima da liderança mundial anglicana. É uma igreja hierárquica, organizada estruturalmente segundo a mais antiga e tradicional divisão em dioceses. Cada diocese tem como referência o seu bispo diocesano. Nosso bispo diocesano é o Revmo Eduardo Coelho Grillo, que é o bispo da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro (DARJ) e abrange também os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

A sede diocesana está no Rio de Janeiro. A Paróquia São João Batista (Igreja Anglicana em Nova Lima) está ligada à Diocese Anglicana do Rio de Janeiro e é parte integrante da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB): uma igreja anglicana, cujas raízes encontram-se na primitiva Igreja Cristã surgida na Inglaterra desde os tempos dos apóstolos.

A IEAB existe em Nova Lima, desde 1834, quando da fundação da St. John Del Rey Mining Company Limited, para a extração de ouro na região. A companhia, de origem inglesa, trouxe cerca de 150 famílias da Inglaterra, como também um capelão anglicano. O templo atual foi construído em sóbrio estilo normando, por volta de 1911. Foi consagrado em 22 de fevereiro de 1914. No centenário da Igreja, graças ao empenho da comunidade e inspiração da Reverenda – a primeira reverenda mulher a dirigir a Igreja de São João Batista – o templo foi todo restaurado. Desde o telhado que, obedecendo o projeto original da Igreja, teve todo o madeirame dos forros feito de Pinho de Riga e as telhas no modelo francês, até a mesa do altar que, após refeita, recebeu desenhos normandos.

A madeira que ainda pôde ser aproveitada foi utilizada na confecção de um sacrário e pequena capela no braço esquerdo do templo. A cruz celta também foi refeita e o vitral todo restaurado. Em 2018, foi feita a restauração do órgão de tubos da Igreja. Doado em 1933 pela Companhia Saint John D’el Rey, trata-se do único órgão deste modelo no Brasil.

“Sem a mulher não há harmonia no mundo”

Agradecemos muitíssimo a presença da Reverenda e dos amigos de Nova Lima e agradecemos também todos os que participaram das celebrações e os ministros locais, acólitos, cantores, músicos e DJs que ajudaram na recepção da ilustre Reverenda em nossa cidade em especial o Reverendo Ismael Hultado que tornou tudo isso possível e que breve estará se apresentando na TV Jornal da Cidade. E, agradecimentos especiais a Reverenda Meriglei Simim por ter nos concedido uma entrevista, para que conheçamos um pouco mais da Igreja Anglicana do Brasil que está formando raízes em Pouso Alegre e Sul de Minas.

Deus abençoe a todos.

Reportagem: Neilo Machado – Imagens e Produção: Anderson Campos

Comentários

Publicidade