O Governo de Minas Gerais anunciou a redução da oferta do ensino integral nas escolas da rede estadual, devido à grave crise financeira que atravessa – conforme afirma. Entretanto, a Prefeitura de Pouso Alegre, apesar das inúmeras dificuldades, decorrentes principalmente da suspensão de recursos para sua manutenção por parte do Governo Federal, mantém o ensino integral em todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal..

Esta semana o governo estadual divulgou que, devido à falta de recursos para manter o programa, a qual inclui o custeio da alimentação para os alunos do turno e do contraturno, reduzirá de 1.640 para 500 o número de escolas que atendem em período integral em sua rede de ensino. Com a medida, o número de alunos atendidos deve cair de 111 mil para pouco mais de 30 mil estudantes, o que representa um corte de mais de 80 mil vagas.

Entretanto, a administração municipal de Pouso Alegre integrada a secretarias e a superintendências da Prefeitura, a exemplo de Esportes, Saúde e Cultura, entre outros segmentos, possibilita o desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga no contraturno escolar.

Sobretudo, o ensino integral em Pouso Alegre não se prende apenas ao desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também do físico, no cuidado com a saúde, além do oferecimento de oportunidades para que desfrutem e produzam arte. Ademais, os alunos permanecem nas unidades cinco horas a mais do que o turno regular – oferecendo-lhes café da manhã e almoço diferenciado, além da merenda.

Vale ressaltar que são 57 turmas do terceiro ao nono ano, totalizando quase 1.400 alunos atendidos no contraturno. Isso requer a manutenção de 57 professores em atividades lúdicas de matemática e letramento, além de auxílio às tarefas. A propósito, as escolas de tempo integral contemplam os alunos com dificuldades de aprendizado ou que apresentam vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora do Ensino Integral, Rosângela Ribeiro, a administração municipal garante o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural. Segundo ela o ensino integral em Pouso Alegre tornou-se um projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e a comunidade.

Fonte: Ascom PMPA

Comentários

Publicidade