Gilberto Guimarães Barreiro é um homem com o incrível dom de reunir reconhecimento dos amigos e também do povo que o admira. Respeitado como cidadão e político em nossa cidade dos mais diversos partidos. Pela internet, pelo Twitter e facebook se multiplicam as manifestações de apreço e carinho dos mais diversos segmentos de nossa sociedade.

Acreditamos que Gilberto Barreiro é um desses grandes modelos de homem público de Pouso Alegre. Ele mostrou a flexibilidade necessária ao seu papel de homem comum e público. Garantindo tranquilidade administrativa e governamental enquanto esteve a frente de seu comércio como farmacêutico, vereador e presidente da Câmara Legislativa. Não se descaracterizou de seu conservadorismo e de seus princípios enquanto esteve no poder. Acreditou que eles seriam necessários para que o município continuasse crescendo e se desenvolvendo constantemente.

Ele é um conservador que se modernizou para construir uma Pouso Alegre melhor. No transcurso de sua carreira política teve um papel histórico que nem ele mesmo acreditava ter cumprido ao ter concordado em participar do governo, sabia aplaudir os projetos que vinham de encontro com os anseios da população e criticar ou rejeitar quando percebia outros interesses que não fossem o da maioria.

Outro ponto a ressaltar foi o fato de ter lutado de forma serena, determinada, corajosa e honesta como pouquíssimas pessoas sabem fazer. Eu particularmente considero uma grande perda para Pouso Alegre, para o povo desta ordeira cidade, para nossa história, pelo seu exemplo de vida, de político ver Gilberto Barreiro, afastado da política temporariamente, quando sabemos que foi um dos mais votados no último pleito.

Gilberto Barreiro sempre aliou como poucos autodeterminação e cidadania em sua carreira política. É um empreendedor de sucesso que não se distanciou da plena consciência social enquanto esteve atrás de um balcão como farmacêutico. Tanto que se lançou já maduro à vida pública. Foi coerente e atuante em seus anos de Vereador e Presidente da Câmara Municipal. Foi destemido como poucos na luta contra a corrupção, revelando a real medida de sua rara bravura quando o assunto era benefício para todos.

É um amigo muito querido e temos uma relação muito boa. Um homem público, um empresário sério e competente, um grande parceiro em nosso projeto de comunicação em massa. Tê-lo como político e amigo foi importante para a nossa caminhada principalmente pela consolidação da democracia Brasileira.

Empresário e político, Gilberto Barreiro tem sido exemplo de determinação, altivez e coragem. Verdadeiramente identificado com a nossa gente, comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, mais humana. Apegado aos nossos melhores valores democráticos. Foi uma honra servirmos ao seu lado como seu assessor parlamentar de imprensa. Gilberto Barreiro permanecerá em nossos corações como uma força de inspiração para todos os demais políticos de nossa cidade. Um homem simples, sereno, afável, honesto que pensa acima de tudo no progresso e bem estar de todos. Ele sempre olhou o interesse de seus eleitores e as aspirações da população em geral sem descriminar quem quer que fosse. Tem características raras em um político nesta atual conjuntura que vivemos.

Começou sua atuação política como vereador, sempre demonstrando enorme espírito público, desprendimento permanente e uma vontade de servir que muito nos emociona, o bem-estar de todos sempre foram suas prioridades. Um menino pobre que se transformou em um dos maiores empresários de nossa cidade, praticando caridade em prol dos menos favorecidos, uma grande referência da vida pública pouso-alegrense.

Representou-nos no Legislativo com lealdade, marcou sua passagem na política com serenidade, em muitos momentos contribuiu com críticas quando achou necessário e brigou para aprovar projetos que vinham com seus objetivos de tornar Pouso Alegre um lugar melhor para se viver.

Vereador durante três mandatos, presidente da Câmara, um dos mais votados nas últimas eleições, Gilberto Barreiro é uma pessoa que merece nosso respeito, nossa admiração, nosso respeito e gratidão, razão desta nossa homenagem, não esquecendo as nossas condolências para toda a sua família. É o exemplo de um homem cordial, mesmo dentro dos conflitos políticos. Um homem de grande coragem pessoal e um batalhador. Foi um empresário que construiu com amor sua popularidade, contribuindo em todos os sentidos para o desenvolvimento social do município.

Eu tenho em Gilberto Barreiro um grande amigo e aprendi muito com seu profundo conhecimento político e humanístico. Uma figura impar, humana, cativante, um homem de fé, um político transparente e verdadeiro.

Tenho um carinho muito grande por ele e me solidarizo com a sua luta para voltar à política de nossa cidade, ele sempre me segreda que ainda tem muito o que fazer por sua gente e por sua Pouso Alegre. Essa minha admiração por você meu amigo de tantos anos, é pelo carinho que sempre me recebeu, pelo seu apoio e colaboração, por saber que faço parte do seu rol de amigos. Tudo aqui vem do coração, da alma, que faz de você meu Caro Gilberto Barreiro o nosso destaque especial seja como, homem, empresário, político e profissional. Muito Obrigado!

 

Deixe um comentário