Um evento para esclarecer pais de candidatos à cirurgia de implante coclear e sistema Baha aconteceu na manhã do dia 23 de fevereiro, no Marques Plaza Hotel, em Pouso Alegre coordenado e idealizado pela Profa. Dra. Sueli de Lima Ramos, diretora do ISMO, Instituto Sul Mineiro de Otorrinolaringologia.

O evento teve a finalidade de proporcionar aos pais e familiares de candidatos à cirurgia de implante coclear e do sistema Baha, prótese auditiva osteoancorada, onde foi possível conhecer tudo o que é de mais atual nas próteses que garantem mais segurança a todos eles, a palestrante Lak Lobato foi convidada para finalizar o evento, blogueira implantada e autora de dois livros abordando a sua relação com a surdez.

Durante o evento a médica contou com a participação de fonoaudiólogas da sua equipe, esclarecendo os pais sobre as principais dúvidas.

Implante coclear & Lak Lobato

O implante coclear é considerado pela OMS – Organização Mundial de Saúde – a segunda cirurgia que dá melhor qualidade de vida aos pacientes (a primeira é o marca-passo em bebês que nascem com problema congênito no coração). A cirurgia propicia audição para quem nasceu com surdez severa ou profunda. Já o Sistema Baha foi criado para quem tem a cóclea preservada, mas, por algum motivo, não possui a parte da orelha externa perfeita. “As duas cirurgias propiciam a audição a quem nasceu com deficiência auditiva. E todos os detalhes de cada uma foi apresentado durante as palestras. Assim como as novidades do implante coclear, como o Nucleus 7, da Cochlear, que possui o processador de som mais leve, programas especiais para ambientes de muito ruído e conexão com celulares SmartPhone (Apple e Android), além de uma maior resistência à água e menor gasto de bateria conforme explicou a Dra. Sueli diretora da Ismo.

Também houve sorteio de brindes. Um delicioso café da manhã foi servido aos presentes. Esse evento, especialmente, serviu como conhecimento sobre o assunto a todos mostrando a competência e a dedicação do Instituto sobre um assunto tão sério que pode afetar qualquer tipo de família desde o nascimento até a fase adulta das pessoas.

Reportagem: Neilo Machado – Produção e Imagens: Anderson Campos

Comentários

Publicidade