Comerciantes de Pouso Alegre contestam feriado municipal sancionada em 2015 pelo prefeito Agnaldo Perugini, a data esse ano cai numa segunda-feira dia 20 de novembro. O Vereador Rodrigo Modesto (PDT) afirma que foi procurado por estes comerciantes com um pedido de mudança, para ocorrer sempre no terceiro domingo do mês de novembro, alegando que o feriando dentro da semana, atrapalha o comercio local, já que o mês apresenta outros dois feriados nacionais, 2 de novembro, finados e 15 de novembro, proclamação da republica.

O vereador Rodrigo Modesto justifica que ainda que o feriado poderia ser declarado apenas por lei federal foram diversas decisões judiciais que consideraram inconstitucional de feriado não religioso pelo município entre elas consta uma do Supremo Tribunal Federal que suspendeu o feriado da Consciência Negra em Curitiba – PR. O presidente da ACIPA  Associação Comércio e Industria de Pouso Alegre, Sergio Tadeu Borges já manifestou sua opinião contrária a este feriando, “não que ele seja extinto, mas que seja mudado e comemorado no domingo, para não atrapalhar o movimento comercial da cidade” enfatizou para uma emissora de Tv local.

No Brasil centenas de cidades comemoram a data com feriado municipal ou estatual, num percentual de 1217 cidades incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. No Congresso tramita uma lei para tornar a data um feriado nacional. Em Pouso Alegre Mário Sérgio representante legal da Consciência Negra é favorável que o feriado seja respeitado em seu dia corretamente, a data coincide com a data de aniversário de Zumbi dos Palmares um grande líder durante o regime de escravos brasileiros.

Em 2015 quando a lei foi criada o feriado caiu numa sexta-feira, em 2016 o feriado caiu num domingo e este ano de 2017 cairá numa segunda feira, provocando um feriado prolongado. Nas ruas a população se divide nas opiniões, a maioria tem se mostrado favoráveis que a data continue sendo sempre dia 20 de novembro, independente do dia da semana que for, para que a comunidade negra possa se reunir e festejar tão importante data conseguida com suor, trabalho e muitas lágrimas.

Fonte: Direto da Redação

Comentários

Publicidade