Esta semana o Programa Palavra de Fé, apresentado pelo Reverendo Padre Bernardino Avelar fala sobre a celebração em toda a Cristandade de Avento no calendário litúrgico da Igreja de Cristo. As congregações da Igreja Pentecostal Anglicana do Brasil também estão celebrando Advento, juntamente, com todas as igrejas anglicanas do Brasil e do Mundo.

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que desconhecem o significado de Advento, considerando tal celebração, como sendo meramente uma cópia das práticas da Igreja Católica Romana. Com o desejo de esclarecer o significado de Advento, colocamos uma breve explicação:

O Que é Advento?

No calendário litúrgico do Ano Cristão, os primeiros quatro domingos que antecedem o Natal são chamados do Tempo de Advento. Somos envolvidos num tempo de espera até que finalmente o nascimento de Jesus é celebrado. Advento é o tempo de espera confiante pois se tem certeza que Ele virá. É Deus tomando iniciativa concreta, “se mexendo”, até nós na pessoa de Jesus Cristo: “é o Verbo se fez carne” (João 1:14). Deus se tornaria também grande e poderoso na pessoa de Jesus. É o próprio Verbo, é o logos que se faz carne, humano como nós, sujeito às mesmas limitações, virtudes e perigos. Deus em Jesus saberia exatamente o que é ser gente. É a empatia levada às últimas consequências.

Fez-se carne e habitou entre nós, fez morada entre os homens, não fora do mundo, mas fez tabernáculo conosco, relacionou-se conosco, no desafio que temos na vida social em todas as suas contradições. Viveu como homem entre os homens.

Mas também se mostrou em glória e graça como Unigênito de Deus Pai. Deixou-se ver de forma graciosa, buscando livrar todos os homens do domínio do pecado e suas consequências pessoais e sociais. Disse Ele: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (João 10:10). O propósito de Deus em Cristo é salvar. E esta salvação, vista na perspectiva na da encarnação, é mais do que sair do mundo para morar no céu, ela começa agora; é viver no mundo como Cristo viveu. Seu estilo de vida propõe uma nova criação, sociedade e comunhão entre a humanidade. Sua igreja deverá continuar, então, com seu testemunho, continuar a sinalizar este Reino até que Ele venha em plenitude. Ser salvo, segundo Jesus, não é fugir para uma vida monástica, mas é ter um viver diferente, livre do domínio do pecado e de satanás, como fez Ele, mas entre os homens a quem Ele quer bem (Lucas 2:14).

O Advento é, assim, tempo cristão de avisar a todos os que sofrem que Jesus está chegando. Há esperança de salvação para toda criação. Que possamos perceber sua presença, como Isabel percebeu, quando Maria foi lhe visitar, e a criança em seu ventre, pulou de alegria. É o que nos adverte hoje Reverendo Bernardino em seu programa que são verdadeiras gotas de esperança para dias melhores.

Direção: Neilo Machado / Apresentação: Rev. Bernardino Avelar / Produção e Imagens: Anderson Campos

Comentários

Publicidade