O

Pastor Valdemir Custódio de Souza, conhecido em toda região sul mineira por Pastor Valdo, nasceu num lar Cristão, em Ipuiuna/MG no dia 17 de Agosto de 1968. Filho de José Custódio de Souza e Antenora Batista de Souza, neto de Sr. Dito Custódio e Dona Cota (avós paternos), e Sr. Zé Emídio e Dona Dita (avós maternos). Já a muito vinham perpetuando uma vida no evangelho de princípios bíblicos. Sendo ele o primogênito de 5 (cinco) irmãos e primeiro neto homem por parte dos avós paternos. Criado dentro de uma família católica na qual tem dois primos padres, desde criança ajudava em sua paróquia na cidade de Ipuiuna.

Aos 11 anos mudou-se com a família para Pouso Alegre/MG, com a crise financeira na lavoura de batatas em 1980, seus pais resolveram buscar novas oportunidades de trabalho, sua mãe veio trabalhar de costureira na São Paulo Alpargatas, renovando assim a esperança de dias melhores para todos. Valdo iniciou seus estudos na cidade cursando a 5ª série na Escola de Comércio, passando depois a estudar na Escola Estadual Monsenhor José Paulino.

Aos dezoito anos de idade ingressou nas fileiras do Exército onde permaneceu por dois anos servindo na AD/4. No período de 1987 a 1989, indo para a reserva como cabo de artilharia. Foi o tempo quando realmente o Senhor começou a afunilar sua vida o chamando a servir o bom combate em prol de suas ovelhas dispersas pelo mundo. Esse chamado vocacional o fez lembrar daquilo que os seus pais tinham lhe ensinado, quando pequeno. Passou um filme na sua frente de como era feliz e não sabia. Foi quando teve realmente um encontro com o Senhor, numa cruzada evangelística quando ingressou definitivamente na Igreja Batista Bíblica Central e lá o Senhor se apresentou a ele com autoridade e poder. E dali por diante começou sua jornada para o chamado que a muito já o tinha, e desejava. “Quando o Senhor chama Ele capacita e estamos nessa empreitada até a vinda D’Ele”.

No dia 07 de Janeiro de 1995 casou-se com a cirurgiã dentista, Darlene Edna do Couto Souza, que tem sido uma ajudadora fiel conduzindo o relacionamento do casal e a educação dos filhos com sabedoria e amor. Desta união nasceram três filhos: Daniela, Davi e Jônatas.

Com perseverança, fé e otimismo formou-se em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia/SP e em 1999 foi ordenado pelo Concílio de Pastores da CBBN – Comunhão Batista Bíblica Nacional. No dia 02 de Outubro de 1999. Em 2000 começa sua verdadeira missão e objetivo de vida ao fundar a Igreja Batista Bíblica no Bairro Faisqueira em Pouso Alegre, onde permaneceu até fevereiro de 2008. Em 14 de Março de 2008 foi convidado a assumir a presidência da Igreja Batista Bíblica Central, na Rua Santos Dumont, 314 Centro, onde permanece até os dias atuais sendo responsável direto pelos Ministérios de Pouso Alegre e região.

Pastor Valdo também é formado em Bacharel de Direito pela FDSM – Faculdade de Direito do Sul de Minas em 2011. Foi fundador da Capelania Hospitalar Evangélica. Também foi presidente do PSC – Partido Social Cristão no município de Pouso Alegre, e atualmente é filiado PSL – Partido Social Liberal, á convite do pré-candidato a presidente da república Jair Messias Bolsonaro. No seu trabalho constante de um dinamismo exemplar tem sido palestrante para casais e participado ativamente de conferências pastorais. Para muitos, Pastor Valdo é um grande colunista e são dezenas seus escritos deixados por vários anos no Jornal Tribuna. Também foi radialista do Programa “Paz e Esperança” apresentado na Radio Clube e na “Univas FM”, também teve importante passagem pela TV Libertas no programa “Impactando Vidas” emissora de comunicação de Pouso Alegre.

Este é um momento muito especial em sua vida, está completando agora neste ano de 2018, com muita luta e disposição de continuar servindo, 30 anos de serviços prestados a comunidade de Pouso Alegre. E podemos testemunhar que ele tem vivido tudo isto, em meio a profundos sonhos e grande expectativa na caminhada de sua vida pastoral. Acredita que tem que viver na Igreja do presente, tendo como objetivo maior conquistar almas e vidas para a Glória do Senhor. E sabe que a igreja de hoje tem que ser bem alicerçada em princípios bíblicos. Tem que ser uma igreja com firmes propósitos no futuro. Um dos seus grandes alvos é que a igreja hoje, viva sua realidade missionária, dispondo-se a ser sempre uma igreja que não conserve apenas seu testemunho, mas avance, evangelize, console, restaure e alcance, trazendo a todos melhores condições de vida. “Tenha uma visão larga do que é ser sal na terra e luz no mundo, pronta para sempre estar servindo, apta para ensinar”. Prega com otimismo e Verdade.

E, desejoso para crescer além das fronteiras em que acredita, ingressou na política há alguns anos para fazer diferença. Esta perspectiva pastoral de ministério não é na sua essência um projeto completo, acabado, e nem sem falhas, porém através do mesmo deseja tentar mostrar ao seu rebanho e a todos os cristãos do país, que os sonhos poderão ser conquistados, seja na saúde, na educação e na segurança. “Afinal, este é um projeto que nasceu em primeiro lugar no coração de Deus”, diz ele com entusiasmo. “Reconheço minhas limitações, todavia com a direção do Senhor Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo, e com ajuda de todos os irmãos, pensando na mesma direção, é certo que romperemos com todas as barreiras. E nos tornaremos uma igreja viva onde o Senhor nos mandar e vitoriosa será nossa conquista para a Glória de Deus. Portanto, o nosso desejo sincero e fiel, é que este projeto não só seja útil, mas que todos encarnem o mesmo com seriedade e tomem uma postura diante da realidade para o qual este plano foi elaborado”. Conclui.

Em prol da família

Para o Pastor Valdo são precisos princípios religiosos e mais patriotismo na vida dos brasileiros para que possamos ser uma Nação forte, cujo progresso e a ordem, sejam de fato restabelecidas nas comunidades em que vivemos. Com fé em Deus e a colaboração do seu povo, é possível chegar lá e fazer também, de fato, a diferença que esse mesmo povo espera de seus representantes. É esta coragem, de quem acredita no que faz, que o Pastor Valdo de Souza, entra para nossa galeria dos destaques profissionais, por ser um homem chamado por Deus a serviço da família, da comunidade de Pouso Alegre, e de nossa querida Minas Gerais, um homem que nasceu para servir e não para ser servido. Pastor Valdo tem como uma de suas referências, ser modelo de determinação e coragem, como o famoso pastor Batista Norte Americano Martin Luther King Jr. (1929-1968) que lutou incansavelmente contra as desigualdades sociais no seu país, e sua famosa frase: “O que me preocupa, não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem caráter, nem dos sem ética. O que mais me preocupa, é o silêncio dos bons”.

Brasil acima de Tudo! Deus acima de Todos!

Comentários

Publicidade