Airton Ferreira de Matos, o popular detetive de Pouso Alegre, conhecido por Airton Chips nasceu em Congonhal/MG em 1958. Reside atualmente em Pouso Alegre desde 1969.

Cresceu trabalhando nas ruas de Pouso Alegre em contato com as pessoas, vendo a transformação física da cidade até ingressar na polícia e ver de perto o drama de centenas de meninos contemporâneos – muitos dos quais seus amigos ou filhos de seus amigos.

Amante da arte, da poesia e da cultura, começou fazendo teatro na cidade, pertenceu ao Grupo G.tac onde mostrou nos palcos do Teatro Municipal, suas veias artísticas e seu talento cultural.

Segundo sua auto biografia numa segunda-feira de Carnaval em 1981 ganhou o apelido do saudoso delegado de polícia Bonachão “Chips” devido sua semelhança com a dupla de policiais de um seriado famoso de TV que fazia sucesso na época. Desde então, seu nome ficou associado se tornando para sempre Airton Chips.

Prestou concurso para Polícia Civil em 1980 e viveu grandes aventuras, tanto que escreveu um livro contando suas façanhas como detetive policial. Apos 27 anos de serviços prestados à polícia se aposentou. Sempre procurando melhorar sua prestação de serviços, formou se advogado pela FDSM – Faculdade de Direito do Sul de Minas em 1985.

Trabalhou também como radialista com programa policial nas Rádios: Clube e Difusora de Pouso Alegre. Foi colunista em vários jornais locais até fundar seu próprio jornal FOLHA DE PA em 1994. Foi também presidente da Liga Esportiva de Pouso Alegre de 1987 a 1992.

Em 2011 Criou um blog de cronicas policiais quem vem fazendo sucesso pelo seu jeito apropriado de escrever, único, cheio de humor e com jorgões do mundo policial. Combativo e opinativo nas suas narrações diárias.

Publicou um livro em 2014 sobre contos policiais vividos na pele como detetive “Meninos que vi crescer” e está para lançar o segundo livro que promete novas revelações e contos da realidade.

E ele não para, desde 2015 mantêm um programa de noticiais na Radio FM 90,9. O convidado do Conversa de Boteco desta semana é Airton Chips. Vamos juntos conhecer um pouco mais desta sua história e seus planos de futuro como escritor de contos policiais. Num bate papo descontraído, tendo como cenário de fundo um boteco, Airton Chips, Zé Henrique & Doni revivem juntos um pouco desta trajetória do ator de teatro que virou policial, bloquista, autor de livros e radialista.

Airton Chips é casado com Tatiana e tem quatro filhos: Marcelo, Diego, Daniel e Rayanne.

Apresentação: José Henrique & Donizete Barbosa
Direção: Neilo Machado – Produção e Imagens: Anderson Campos – Gravado nos estúdios da TVJC

Comentários

Publicidade