O poeta e retórico romano Juvenal (55 e 60 -127), foi o primeiro a fazer a relação entre “mente sã, corpo são”. Agora, um novo estudo da Universidade de John Hopkins releva uma possível explicação bioquímica por trás desta observação milenar.

Publicada na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (Pnas), a pesquisa comprova que a mesma proteína já conhecida por atuar na saúde mental — como antidepressivo, melhorando a memória e o aprendizado, nutrindo os vasos sanguíneos e estimulando o crescimento de células nervosas — também tem um papel central em manter a vitalidade do músculo cardíaco.

— Nossos resultados não são apenas uma lembrança da enorme complexidade da química do coração e de sua fisiologia, mas também um ótimo exemplo da capacidade de uma única proteína agir em múltiplas frentes e afetar muitos órgãos e funções — afirmou o coordenador da pesquisa, Ning Feng, cardiologista da Escola Médica da universidade.

Três ensinamentos para qualidade de vida

Qualidade de vida significa: saúde física, mental e emocional.

Psicoterapia: fazer análise para manter o equilíbrio psicológico.

Boa alimentação: obter educação alimentar para saber consumir e banir alimentos danosos, ou seja, aqueles que matam lentamente.

Exercícios físicos: pratica exercícios dentro da melhor modalidade que possa executar com orientação de um profissional. Praticar esporte e fazer caminhada são excelentes.

Não ao sedentarismo

Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Consequências para a saúde – Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio. A vida sedentária pode também ser causa direta ou indiretamente de morte súbita.

Abolindo o sedentarismo – Existem diversas indicações para que os indivíduos sedentários possam adotar uma mudança de hábitos de vida de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:

  • Prática de atividades físicas, esportivas: caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar ginástica, exercícios com pesos e jogar bola são propostas válidas para combate ao sedentarismo e melhorar sua qualidade de vida.
  • É recomendada a consulta a um médico e um educador físico para a orientação das melhores atividades físicas já que não são recomendadas as mesmas atividades para todas as pessoas.

São considerados problemas como hipertensão arterial, dores nas articulações (joelhos, calcanhares) e esforço físico excessivo de modo a não prejudicar a postura e a coluna vertebral.

Investimento

Investir na qualidade de vida é viver com a maior riqueza que é a saúde. Ter consciência da saúde psicológica é livrar o corpo das doenças. Quem cuida da saúde não vai perder tempo e nem dinheiro com as doenças. O fator científico livra a pessoa das crendices, das superstições, dos placebos, dos paliativos e do engano da panaceia, ou seja, dos tratamentos absurdos e prejudiciais.

O investimento que se faz com o profissional da saúde mental, com a boa alimentação e com exercícios físicos, proporciona o bem-estar em todo seguimento da existência humana.

Disse Juvenal: “o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude”.

A verdadeira “virtude” é zelar pela saúde da mente, do corpo e da alma. Quem se ama cuida-se de si mesmo com muita virtude.

Dr. Inácio José do Vale
Psicanalista Clínico, PhD
Professor e Conferencista
Atende na Comunidade de Ação Pastoral – CAP
Bairro São Cristóvão – 
Pouso Alegre – MG
Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea e Membro da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ – Apresentador do Programa Psicanálise Clínica pela TVJC

Direção: Neilo Machado – Produção e Imagens: Anderson Campos

Leia esse livro em prol da saúde física, emocional e espiritual.

 

Depois do sucesso mundial do livro FOME E SEDE DE DEUS eBook Kindle do Dr. A. INÁCIO JOSÉ DO VALE,  A Amazon lança o livro impresso: FOME E SEDE DE DEUS, com uma novidade: A VIDA DO BEM-AVENTURADO CHARLES DE FOUCAULD.

 

COMPRE O LIVRO DIRETAMENTE PELA AMAZON

 

AQUI: https://www.amazon.com/dp/1795364696

Comentários

Publicidade