O evento aconteceu neste fim de semana em Santa Rita do Sapucaí/MG, a Ironcup. Uma competição de robôs desenvolvidos por estudantes de universidades de todo o Brasil. Trata-se de um estímulo ao desenvolvimento da tecnologia no país.

O combate de robôs teve início na sexta-feira, 08/3 e se estendeu até domingo, 10/3. A estimativa é que cerca de 350 alunos de várias partes do Brasil e até de outros países da América do Sul tenha se reunido nestes três dias no campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí, a cidade conhecida como o Vale da eletrônica, para disputarem uma copa de robótica.

O evento repetiu o sucesso dos anos anteriores e esta foi a terceira edição, a Inatel Robotics National Cup (IRONCup) reúniu quase 200 robôs para competir em categorias, que vão do combate direto até a disputa no futebol, com equipes de robôs.

Os competidores tinham o direito de escolher entre 12 modalidades. Na Antweight e beetleweight, os robôs entram em combate direto e o vencedor é aquele que consegue imobilizar o adversário. Nas categorias de Sumô, vence o robô mais rápido. O objetivo é empurrar o adversário para fora do dojô, arena onde acontecem as batalhas. Pura adrenalina, para a competição de futebol, por exemplo, os robôs precisam de mais do que uma boa estrutura mecânica, como explicou o coordenador da IRONcup, Wanderson Saldanha.

Ele disse que não há intervenção do operador, pois além de desenvolver toda a parte mecânica, os estudantes desenvolvem uma interface lógica de ação, para que eles possam funcionar, que é a inteligência artificial. O robôs possuem sensores de identificação para reconhecerem seus adversários, o posicionamento é percebido em cima destas informações de reconhecimento, que cada robô terá que tomar para vencer seu adversário, neste momento esta inteligência artificial é que decide suas ações de combate.

Para o coordenador que também é professor, eventos como a IRONcup funcionam como um incentivo para os alunos, pois, que são motivados a desenvolver seus conhecimento além das salas de aula, desenvolvendo tecnologias que são implementadas nas indústrias como já aconteceu com alguns alunos que receberam propostas de trabalho de empresas interessadas em desenvolver esses projetos vistos durante as competições.

Foram três dias de combates na cidade, os participantes pagam quando se inscrevem para participarem deste evento, mas é aberta ao público. Durante o evento, acontece também um festival de food truck, com seis restaurantes participantes. A copa é abertura para os eventos da Semana de Controle e Automoção (Inatel Week of Control and Automation). O evento vai até o dia 13 de março (quarta-feira) e tem palestra do nadador Daniel Dias, aulas de indústria 4.0 e mesa redonda com ex-alunos. Imperdível.

Fonte: Ascom/Inatel/JC Fotos: Divulgação Inatel

Comentários

Publicidade