Na tarde de quinta-feira, 20 de junho, o Dia de Corpus Christi foi celebrado por centenas de fieis pelas ruas do Bairro São Cristóvão em Pouso Alegre. Em toda a cidade várias paróquias promoveram missas e os fieis também confeccionaram os tradicionais tapetes, que enfeitam as ruas dos bairros, além da tradicional realizada no centro da cidade pela Catedral Metropolitana de São Bom Jesus.

“Bênçãos de Deus para nós, cristãos. Gostamos demais dessa comemoração em homenagem ao nosso senhor Jesus Cristo, ao nosso pai, nosso irmão. Acho que temos mais é que agradecer ele, através desses lindos tapetes que são ornamentados pelas ruas de nossa cidade em sinal de fé e respeito. Significa paz, amor, sabedoria”, contou uma das ajudantes voluntárias que não quis ser identificada.

Tapete de Corpus Christi é trabalho de equipe e feito sempre no dia antes da celebração da missa. O fieis usam sal grosso, tampinhas de garrafa, pó de serragem e até borra de café em arte, que chama a atenção e é admirada pelos moradores do citado bairro.

No trajeto, as ruas ornamentadas para a procissão que passa pelo bairro recebem o carinho e atenção de seus moradores e altares são colocados para receber o momento de passagem e orações. Os moradores para isso também enfeitaram suas casas.

“A história da nossa igreja, sempre celebra a procissão de Corpus, essa festa muito grande para colocar em evidência Jesus, que se dá no pão e no vinho na eucaristia para os fieis, para alimentar nossa caminhada de fé rumo ao reino dos céus”, afirmou o Frei Inácio que trabalha na CAP – Comunidade Ação Pastoral.

No Bairro São Cristóvão os tapetes confeccionados contam a história de Jesus, além de ser uma expressão da santa eucaristia. Um dos momentos mais esperados é a procissão pelas ruas. Padres e coroinhas andam sobre o tapete carregando a hóstia, que representa o Jesus vivo, enquanto os fieis andam ao lado.

“É o momento em que a gente está vivendo o corpo de cristo, festejando o corpo dele, que deu a salvação pelos nossos pecados”, disse uma professora Maria de Lourdes. Também presente nesta procissão o vereador Dr. Edson.

Muitos fieis também acompanharam a primeira celebração desta quinta-feira, 20 na Igreja de São Cristóvão, presidida por Padre Fábio pároco responsável pelo cerimonial, auxiliado por Frei Inácio. Todos os anos é uma grande festa e o povo participa com alegria e muito respeito.

Missa

Uma missa na Igreja de São Cristóvão apresentou uma reflexão sobre a sagrada eucaristia, um dos sacramentos mais importantes da igreja católica. O vinho, que representa o sangue, e o pão, que representa o corpo de Cristo, representam a comunhão entre os fiéis.

Receber a hóstia consagrada no dia de Corpus Christi é uma bênção especial para os fieis. A missa também tem outro momento especial, que é a adoração ao santíssimo sacramento, que representa a trindade entre Pai, Filho e Espírito Santo.

“Desta celebração a igreja nos orienta a profunda intimidade com o Senhor. Esta intimidade se dá por meio da oração e nossa adoração ao santíssimo sacramento”, declarou o vigário da paróquia de São Cristóvão, padre Fábio.

Direto da Redação

Comentários

Publicidade