As unidades de saúde da Prefeitura de Pouso Alegre disponibilizam um serviço de prevenção e tratamento de feridas de diabéticos e outras doenças que requerem cuidados especiais com a pele. A chamada estomaterapia é ligada ao Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada (SASPO) e é referência na região, na assistência à pessoa com ferida.

Todos os pacientes com estomas atendidos nos postos de saúde da cidade passam por consulta com a enfermeira estomaterapeuta Ana Cristina da Silva, responsável pela avaliação e indicação do tratamento adequado a cada caso.

A especialista (estomaterapeuta) atende diariamente no ambulatório de estomaterapia, do Centro de Saúde Santa Bárbara, no bairro Colinas de Santa Bárbara. ”Nós trabalhamos com uma equipe que envolve médico, nutricionista, psicóloga, auxiliares de enfermagem e cada um tem o seu papel na relação com o paciente”, afirma.

Como autoridade no assunto, Ana Cristina tem ainda a função de treinar outros profissionais nas unidades de saúde para identificar as lesões mais complexas. “Lesões como úlceras venosas com demora na cicatrização e feridas de pacientes diabéticos requerem atenção especial. Hoje, dispomos dos melhores curativos em termos de tecnologia existentes no mercado, e que propicia uma cicatrização em bem menos tempo”, explica.

O Centro de Saúde Santa Bárbara fica na Rua Yeda Maria Machado, nº 95/Bairro Colinas de Santa Bárbara.

Fonte: Ascom/PMPA

Comentários

Publicidade